querendo montar uns armies

Assuntos relacionados ao universo do LoTR

querendo montar uns armies

Postby Hugo » 30 Oct 2015, 23:57

Opa galera,

a dúvida é a seguinte: nunca joguei, mas estou com uma vontade absurda. Tenho umas peças aqui e gostaria de um apoio de quem joga me informando duas listas relativamente competitivas: uma de Galadhrim e outra de Mordor. Não quero muita coisa (pelo menos agora), portanto algo em torno de 1000 pontos.

Como eu conseguiria montar esses armies de forma que fiquem competitivos (pensando numa (im) possibilidade de jogar em um campeonato - na verdade é aproveitar o conhecimento de regras de vocês pra não gastar em peças desnecessárias).

Valeu

Hugo
Hugo
Astartes

Re: querendo montar uns armies

Postby IronLich » 05 Nov 2015, 19:23

Salve cara! Tudo bom?

Então, seguinte... sobre 'competitividade' - LOTR não é um jogo muito balanceado nem pensado para ambients competitivos. Ainda que a GW, na última atualização do sistema antes do Hobbit [livros azuis de 2011, acho], deu uma boa balanceada com a atualização dos diversos perfis de personagem lançados. Tivemos aqui em Curitiba a impressão que muita coisa lançada posteriormente [do Hobbit] é Overpowered em comparação com peças do LOTR SBG 'clássico'.

Porém, se isso é o que você quer extrair do sistesma, dê uma olhada nos livros azuis. Mordor e Galadhrim estão respectivament nos livros 'Mordor' [dã XD] e no 'Free Peoples'.

Eu sugiro vc começar com uma ou duas caixas das miniaturas de plástico - de preferência as antigas, que vinham dois sprues, ou seja, cerca de 20/24 miniaturas dependendo do exército. As novas sofreram da política escrota da GW na época - tiram um sprue e cobram o mesmo preço.

Uma ou duas caixas de Mordor Orcs / Galadhrim Warriors são um ótimo começo. Com uma caixa vc já pode pensar em pegar a cavalaria de plástico das duas facções. Warg Riders / Galadhrim Knights.

Daí depende de como vc quer jogar. Mais ou menos Magia, tropas de 'elite' ou massa de miniaturas, monstros... Um herói legal pra Mordor são os Ringwraiths - quaisquer um deles, mas sugiro o 'genérico pra começar.

Abraço
Image
Image
IronLich
Captain

Postby Hugo » 09 Nov 2015, 22:56

Valeu cara. A sua resposta não está muito diferente do q eu esperava. Como disse em alguns posts nos seus BRs eu tenho alguma coisa aqui já, inclusive algumas peças q vc mencionou. Talvez eu arrume mais umas caixas de orcs e galadhrim para fazer mais pontuação, além de um herói galadhrim (eu tenho um legolas, q faz parte do outro army de elfos). Tenho uns high elfs tb da caixa básica antiga e os goblins.

Fiz a pergunta mesmo Pq esses são dois dos armies q mais gosto visualmente.

Os livros eu os tenho aqui tb. Foi bom saber dessa discrepância de um sistema pro outro.

Valeu!!!
Hugo
Astartes

Postby Menello » 23 Nov 2015, 13:36

Hugo, o grande lance do SDA é ser um jogo divertido. No Brasil não existem torneios oficiais. Então, não precisa se preocupar em montar listas para torneio. Acho que uma boa pedida é baixar o Army Builder. Ali dá pra ter uma ideia de todas as unidades, como o custo e a ficha.

O legal do SDA é se inspirar na obra pra montar os jogos. Qualquer sistema pra SDA é legal de jogar. O mais clássico que é o SBG, ele é simples e rápido de aprender. E dá pra criar partidas com objetivos bem variados.
O War of the Ring, apesar de ter ficado de lado pela GW, ainda é uma ótima pra jogos grandes, com muitas miniaturas.
Esse sistema novo do Hobbit ainda não joguei.

Mas no geral, é isso que IronLich faltou mesmo. Segue as dicas dele que vai te dar bem.
Menello
Astartes

Postby IronLich » 02 Dec 2015, 14:55

Então, pra adicionar mais um comentário junto ao Menello -

O sistema 'novo' do Hobbit na verdade é apenas uma atualização do sistema SBG; ou seja, o sistema de escaramuças com movimentação individual de modelos. A atualização é simples - o grosso do sistema ainda é o mesmo sem grandes mudanças.

As mudanças que achei mais sensíveis foram o fim do 'Volley Fire', a criação de regras específicas para Monstros - que os deixam muito mais terríveis do que anteriormente, e a opção de 'Channeling' para algumas magias, proporcionando efeitos mais poderosos mediante o uso de pontos de Might.

Sou fã dos dois sistemas. Logo pretendo montar algum evento aqui em Curitiba para o LOTR SBG/WOTR.
Image
Image
IronLich
Captain

Return to Geral