Dúvidas Orquicas (e algumas gerais)

Assuntos relacionados às regras do Warhammer Fantasy. Dúvidas sobre regras devem ser postadas aqui.

Dúvidas Orquicas (e algumas gerais)

Postby R15 » 08 Feb 2010, 15:56

Pessoal, nosso último jogo aqui em casa (Brets x Orcs - 06/02/2010) acabou gerando algumas dúvidas. Espero que alguém consiga nos ajudar!

Aí vão elas:

- Tenho um Orc Big Boss com 2 choppas, o que resulta em 4 ataques. Pode este utilizar uma arma mágica no lugar de uma das armas? No meu caso a idéia era e utilização da arma mágica que dá +1 At (esqueci o nome) ficando ele com 5 ataques (3 normais +1 double weapon +1 arma mágica). É possível?

- Se há um hero comandando uma unit, é possível este em um turno declarar charge a uma unit que esteja fora do grau de visão da unit em que se encontra (resultando em uma separação dele da unit comandada)? (tomara que entendam) (no nosso jogo o que ocorreu foi que um hero bret declarou charge a uma unit de orcs que estava ao lado da unidade em que se encontrava e ia pegá-la pelo flanco no próximo turno)

- Na hora do deploy, cada jogador vai colocando units na mesa alternadamente. Quando acabam as unit de um deles e sobram apenas os heroes, este espera o outro acabar suas units também e ambos dão deploy nos heroes ao mesmo tempo? Ou o jogador já sem units dá deploy em seus heroes "como se fossem uma unidade" (ou seja, todos juntos) e após o outro acaba o deploy de seu army? (tenho impressão que estamos interpretando as regras erroneamente)

- O gigante pode declarar charge apenas contra units que estão á sua frente, ou é possível declarar charge contra units ao seu redor?

Valeu pessoal!

EDIT:

Mais uma que esqueci!

- Um gigante pode marchar sobre uma barreira (já que não tem penalidade caminhando sobre ela), fazendo o teste de falling necessário?
R15

Re: Dúvidas Orquicas (e algumas gerais)

Postby squighopper » 08 Feb 2010, 17:05

- Tenho um Orc Big Boss com 2 choppas, o que resulta em 4 ataques. Pode este utilizar uma arma mágica no lugar de uma das armas? No meu caso a idéia era e utilização da arma mágica que dá +1 At (esqueci o nome) ficando ele com 5 ataques (3 normais +1 double weapon +1 arma mágica). É possível?

Não. Se usares a arma mágica, deixas de poder usar as opções mundanas. Excepções a isto são assinaladas explicitamente nos livros de exército.

- Se há um hero comandando uma unit, é possível este em um turno declarar charge a uma unit que esteja fora do grau de visão da unit em que se encontra (resultando em uma separação dele da unit comandada)? (tomara que entendam) (no nosso jogo o que ocorreu foi que um hero bret declarou charge a uma unit de orcs que estava ao lado da unidade em que se encontrava e ia pegá-la pelo flanco no próximo turno)

O herói dentro da unidade tem de ter line of sight para o que quer carregar. Quando os heróis estão dentro de uma unidade têm a visão restrita aos 90ª em frente.

- Na hora do deploy, cada jogador vai colocando units na mesa alternadamente. Quando acabam as unit de um deles e sobram apenas os heroes, este espera o outro acabar suas units também e ambos dão deploy nos heroes ao mesmo tempo? Ou o jogador já sem units dá deploy em seus heroes "como se fossem uma unidade" (ou seja, todos juntos) e após o outro acaba o deploy de seu army? (tenho impressão que estamos interpretando as regras erroneamente)

A segunda hipótese. O jogadodor coloca os heróis como uma entrada e o outro jogador se ainda tiver entradas acaba o deploy. Só ficam à espera que o deploy termine scouts e tunnelers.

- O gigante pode declarar charge apenas contra units que estão á sua frente, ou é possível declarar charge contra units ao seu redor?

Monstros só tem visão de 90º para a frente.
squighopper

Postby R15 » 08 Feb 2010, 20:28

Opa, valeu pelos esclarecimentos cara!

Só faltou ainda a pergunta do gigante marchando que imagino que eu tenha editado no meio da tua resposta =p
R15

Postby madangel » 09 Feb 2010, 17:23

sim, o gigante anda normalmente e faz o teste para nao cair,
mas soh coloque o gigante nessa situação se for de extrema importancia,

se tiver arma magica nao pode comprar adtional weapon,

ou coisa,

para dar carga precisa ter line of sight, partindo desse principio, se voce quer destacar uma mini da unidade, ela gasta um X do seu mov, se nao me engano eh metade, para sair da unidade, e pode andar o resto ou dar carga, com o resto que sobrar,

a unidade nao perde mov, mas lembresse, a mini tem que sair da unidade,

cara, para o deploy, cada um coloca uma unidade por vez, vamos supor que voce tenha 10 unidades +1 war machine e os herois,
seu inimigo tem 3 unidades, 5 war machines e os herois,

voce comeca (exemplo) voce coloca uma, ele coloca uma, os war machines sao colocados de uma soh vez, todos, entao, sem os herois, seu inimigo tem que deployar (essa palavra nao existe) 4 inidades, enquanto voce deploya 11 + os herois,
quando ele colocou a 4ª unidade, e voce colocou sua quinta, ele coloca os herois, como se fosse o quinto deploy dele, e voce termina de deployar todas as suas minis,
ele ganha +1 no dado da iniciativa,
é isso :)
madangel

Postby R15 » 09 Feb 2010, 18:16

Beleza! Valeu madangel!

A porcaria do armybuilder que eu estava utilizando me enganou quanto a este esquema da arma mágica e duas armas ¬¬.

Vou aproveitar este tópico que criei para tirar as dúvidas sempre que surgirem em nossos jogos a partir de agora =p.
R15

Postby Penteado » 09 Feb 2010, 18:45

Mad, toma cuidado só com a questão da linha de visão. No caso que ele levantou o heroi NÃO pode declarar carga pois não tem visão do inimigo no inicio da fase de movimento (momento de declarar cargas).

Mesmo fora de unidade heroi montado tem visão 90º ou 180º... 360º só heroi a pé.... (se não me engano)...
Praying for a MeanSun
Penteado

Postby madangel » 09 Feb 2010, 19:21

ok,

kkk, pra mim isso já era automatico, rsrsrs

outra coisa,

pode confirmar qnto de penalidade tem por reformar?

uma unidade com o heroe pode ter free reform? tipo o heroe sair ou entrar na unidade sem penalidade?

ele já entra na frente da unidade ou tem que ser soh no próximo turno?
madangel

Postby Penteado » 09 Feb 2010, 19:41

Cara,

reformar eu não lembro, sei que giro lateral ou para tras gasta 1/4 do movimento.

A unidade com hero não tem free reform, mas não há penalidade na abertura/fechamento de espaço na posição na qual o heroi entra/sai...

A unica consideração sobre heroi em unidade é que tem que tomar o cuidado para que nenhum dos dois faça um movimento maior que seu movimento padrão (ex. o heroi com mov. básico de 4" anda 2" até a unidade, quer dizer que a unidade só terá mais 2" de movimento)

Outro ponto é o seguinte, em um turno que o Heroi saia da unidade, a não ser que ambos declarem carga, a unidade não poderá declarar carga...
Praying for a MeanSun
Penteado

Postby R15 » 09 Feb 2010, 20:17

Acho que reform custa o movimento inteiro da unidade se não me engano.
R15

Postby Montagna » 09 Feb 2010, 20:24

Sim, reformar custa o movimento inteiro da unidade.
Praying for a MeanSun
Montagna

Next

Return to Regras