Feedback - Gk + Necrons 1999+1 no Torneio de verão.

Poste aqui suas listas de exército e discuta táticas vencedoras para os exércitos do 40K.

Feedback - Gk + Necrons 1999+1 no Torneio de verão.

Postby ismael » 28 Jan 2013, 15:05

Então, neste final de semana tivemos nosso campeonato aqui e tive um resultado muito pior do que eu esperava.
Vou postar aqui a lista que usei e ver as conclusões do porque fui tão mal.

Fiz uma lista baseada, para não dizer cópia de uma lista que vi por que fiz algumas modificações na lista ( o que talvez tenha cagado o resto da lista).

Mas eu concluí que além da lista e minha condução dela, tive uma série de fatores que me levaram a esse desempenho ruim, para não dizer horrível.

Quero entender também por que tenho melhores resultados com Dark Eldar, que teoricamente é um army bem mais dificil de ser bem conduzido.

A lista que usei foi a seguinte:

Coteaz

3x - 5 Grey Knights Strike Squads com 3 Halberds, 1 Daemon Hammer e 1 Psycannom.
3x - Razorback com Psyboltammo e Searchlight.

2x - 3 Warriors Acolitos com 3 Plasmas.
2x - Razorback com Psyboltammo e Searchlight.

1x - 4 Warriors Acolitos
1x - Razorback com Psyboltammo e Searchlight.

3x - Dreadnought com 2 TL Autocannom com Psyboltammo e Searchlight.

Necrons

Overlord com Phylacetry e Semipteavel Wave
Command Barge

Royal Court - 2 Crypteks com Voltaic Staff (1 vai com 5 necrons).

2x - 5 Necron Warriors
2x - Nightscythes

1 - Anihilation Barge

Sobre os meus oponentes:

Oponente 1 -Castello: Marines com 3x 10 Terminators com TH e SS, 2 Predators, 1 Thunderfire Cannom (nao sei se é isso) com tech marine, 5 snipers e 1 Rhino com tropas.

Missão era por Killpoints e num deploy na ponta de cada mesa, então fiquei com uma distancia boa no inicio mas sem ter como andar para o lado e etc.... e por ficar recuando, fiquei sem range nos tanques dele.

Foi um exército que eu não esperava, não conhecia e me surpreendi pela maneira que foi conduzido pelo Castello e pela força do exécito. Jogou muito bem e por detalhes não me limpou da mesa. Foi o melhor general do torneio.

Resultado: Derrota nos objetivos primários e secundários e empate ou derrato no terciário, não lembro.

Oponente 2 - Airwalker e seu Dark Angels. 4x 5 Terminators com lança mísseis e um hammer e escudo cada squad. 1 Squad porrada com seu HQ dentro de um LR, todos com TH e SS, 1 Dread com tiros e 2 Landspeeders.

Deploy no sentido diagonal da mesa. Ganhei o objetivo primário e perdi os outros dois. Consegui segurar ele enquanto ele estava longe, chegou com o LR com o squad dentro e começou a minha desgraça, por sorte minha demorou para chegar e o jogo acabou, pois esse squad me limparia.

Oponente 3 - Streem e sua legião de Orks. Esse army era muito volumoso, rápido e jogamos numa pitched battle. Tentei sobreviver enquanto deu, mas acabei quase sendo limpado da mesa... ele teve a sua vingança pelo torneio passado. Ótimo jogo e notei que ele evoluiu bastante taticamente em relação a nossa outra partida.

O que me fudeu nessa partida foi o deploy (além de pitched battle, as mesas eram um pouco mais estreitas do que o padrão, a velocidade de avanço do army é surpreendente e achei realmente muito legal da maneira que ele montou a lista.

Oponente 4 - Alex. SM + Taus. Army com bastante tiros, mas com alcance maior que o meu e eu tive pouca mobilidade na mesa. O objetivo era muito dificil para ambos conquistarem, empatamos no primário, perdi no secundário e terciário ninguém concluiu.

Oponente 5 - Bitten - Space wolves, veus velhos amigos. Uma batalha sangrenta mas muito divertida, ambos destruindo muita coisa um do outro. A coisa desandou para mim quando logan desceu com seu droppod atrás das minhas linhas defensivas, que apesar de bem protegidas, não seguraram ele pois já estavam bem destruídas.

Nota geral sobre a minha ruína, tive muito pouca possibilidade de me mover livremente pela mesa, 80% do tempo joguei estático trancado no meu canto, sem ter como flanquear nem para onde fugir diminuir o poder do exército inimigo.

Depois vou comentando mais, meu tempo de almoço acabou agora. Gostaria se pudessem comentar sobre o que acham do que falei, inclusive meus oponentes em cada batalha.

Sobre todas as partidas no geral, apesar da minha grande derrota como um todo, levei na esportiva e me diverti bastante no evento.

É isso, obrigado. :D
"Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia."

Grey Knights ~3990pts
Vampire Counts - Guardados
Infinity - PanOceania ~400pts
Malifaux - The Arcanists
Warmachine - Protetorado de Menoth

http://clubegauchodewargames.blogspot.com/
ismael
Sergeant

Re: Feedback - Gk + Necrons 1999+1 no Torneio de verão.

Postby ismael » 28 Jan 2013, 15:41

Outras coisa que de forma geral que me atrapalhou bastante foram os terrenos e a falta de line of sight, o que eu tinha visão ainda teve muito cover.

Então eu sinceramente não sei se foi um conjunto de eventos, se cometi muitos erros ( o que eu acho que não foram tantos apesar de ser uma lista nova), se foi por meu army ser ruim contra os armies que joguei, se foram as missões/deploys (se construí o army errado para o evento).

Enfim, só quero refletir sobre isso e trocar ideias porque fiquei bem decepcionado com o meu desempenho. Hehehe.

Grey Knights ~3990pts
Malifaux - The Arcanists

ismael
Sergeant

Postby Tavitin » 28 Jan 2013, 22:55

Você teve melhor resultardos com Dark Eldar pois ele é mais forte contra a maioria dos exercitos que voce enfrentou no torneio que o seu exercito atual.

Quanto ao exército em si eu achei bem balanceado, mas sem nenhum *tchanam*

O que eu quero dizer com isso: minha impressão da 6th edição é que todo exército deve ser balanceado, mas tem que ter algo inesperado que a principio não segue a norma geral do army.

Por exemplo eu acho que um grupo de Scarabs poderia ser mais proveitoso que Razorbacks de Heavy Bolter. Esta seria uma adição nada a ver com o Army, sem 'dualidade' mas sendo apoiada pela simples firmeza do resto das unidades. Os Scarabs doderiam te ajudar a evitar assaltos (bubblewrap) ou assaltar veiculos que sua força média de tiro não consegue penetrar com segurança, entre outras utilidades que uma unidade que anda 12" ignorando terreno que eu tenho certeza que você pode pensar por si mesmo ;)

Alguem concorda?
Matador de Demônios e Abridor de Land Raiders
"To table the noobs, se them rage before you, then hear the lamentations on the Forums"
1º Lugar no Campeonato Polar categoria Individual
1º Lugar no Campeonato Da Fork of Mork 2011

Image
Tavitin
Sergeant

Postby ismael » 29 Jan 2013, 09:28

Valeu pelo comentário.

Quanto ao Dark Eldar, acho que peguei mais o espirito da forma de jogar com eles, treinei bem mais e tenho bastante mobilidade.

Eu gostei da idéia dos scarabs, fica bom mesmo fica protegendo com uma barreira ou usar para poder atacar rápido distancias grandes.

Independente, estou pensando em mudar completamente esta lista de GK, achei ela muito estática, ou melhor, pouca mobilidade. Vou tentar fazer algo mais agressivo de maneira que eu faça os oponentes tenham que fugir ou se proteger dos GK, não o contrário.

Estava pensando em usar alguns purifiers, acho que com halberds para manter a I 6. Estava pensando em 2 squads de 10 em Rhinos, mandar eles para frente atirando até assaltar, ou até mesmo dentro de um Stormraven.

Uns 2 squads de marines GK mais atrás, podendo usar combat squads se for necessário, um ou dois nemesis dread knights para controlar hordas, mas aí eu fico com um problema contra voadores e acaba piorando as coisas nas partidas eu acho. Se estes GK ficassem a pé, eu teria pouca mobilidade com eles.

Grey Knights ~3990pts
Malifaux - The Arcanists

ismael
Sergeant

Postby matgc » 30 Jan 2013, 12:20

Meus 2 centavos:

A sua lista tem pouco poder de fogo AP 2. Imagino que o army de 30 termies que você enfrentou rolou muito mais saves de 2+ do que o invulnerável de 3+ do SS, não?!

Qual foi a eficácia de todos esses razorbacks com bolter?

Alguns razorbacks com lascannon teriam muito mais efeito, não apenas para atrasar essa horda de termies que você enfrentou, mas também para ajudar os rifle dreads a parar os tanques inimigos. Só dread com tiro S 8 AP 4 não parece suficiente para o quesito antitanque.

Você poderia manter 1 ou 2 rhinos/razorbacks dedicados a transportar suas tropas para os objetivos, e redirecionar os outros veículos para a função anti-tanque. Os que vão transportar as tropas de objetivos podem começar na reserva, para não correrem o risco de serem destruídos cedo. Quando entrarem, mantenha-os em cover até o momento em que seja necessário começar a mover em direção ao objetivo.

Qual é a função que cabe aos Grey Knights e aos Necrons na sua lista? Isto está claro para você?

Eu colocaria uma unidade de termies GK para dar mais poder em CC ao seu army. Eles são scoring, então até para segurar objetivo eles serviriam. Você poderia mantê-los no seu deploy, para proteger sua retaguarda contra deep strikes inimigos e segurar seus próprios objetivos no fim do jogo. Os marines nos rhinos (ou necron warriors) avançariam para os objetivos no deploy inimigo.

Um dreadknight para fazer tarpit em horda talvez seja uma boa idea, mesmo.
Mestre de Frotas do Tropas Polares

myevergrowingfleets.blogspot.com.br
matgc
Veteran Sergeant

Postby ismael » 30 Jan 2013, 12:44

Valeu pela ajuda cara.

Então sobre as tropas, eu usei os GK mais para dar tiros mesmo, ficara fora dos transportes e algumas partidas deixei 2 dos 3 squads na reserva. Acho realmente que usei eles mal, o propósito não ficou muito claro.

Meus Necrons, dos 5 jogos, 2, talvez 3 deles, eles sairam dos night scythes e foi somente no fim do jogo, então foi meio inútil e tal.

A eficiência dos Razorbacks realmente não foi das melhores, posso trocar mesmo para TL Lascannom ou então o Las/Plas, colocar 4 assim, 2 squads de 10 marines em rhinos avançando se necessário, 2 dreads, 1 Dreadknight, alguns acólitos para ter mais tropas, mas eu achei eles completamente inúteis, acho que não vale mto a pena apesar de serem baratos, morrem mto fácil e mesmo com plasmas, que são caras ainda por cima, acertam só no 4+.

Realmente o army estava sem tiros AP2 com exceção as plasmas e seus portadores inúteis hehe e os psycannoms, que tem chance de ser rending, mas no casos dos terminators, raramente forçaram o save invulnerável de 3++.

O squad de terminators, ou talvez a sugestão do tavitin dos scarabs, fica legal mesmo para proteger a retaguarda. Contra armies que eu sabia poderem fazer isso, acabei fechando o núcledo do army com tropas / razorbacks. Eles retardam mas não evitam.

Vou montar hoje a noite uma lista seguindo esta direção e coloco aqui para vocês verem.

Uma coisa que faltou mesmo eu acho foi saber melhor o propósito de algumas coisas e como usá-las.

Os Nightscythes e a anhilation barge funcionaram perfeitamente, muito bom ambos.

Obrigado mais uma vez.

Grey Knights ~3990pts
Malifaux - The Arcanists

ismael
Sergeant

Postby ismael » 30 Jan 2013, 12:46

Ah, só completando, os necrons entram aí mais como contestadores de ojetivos avançados, pela questão do flyer largar eles lá na frente e também como tank hunters, com os gauss e voltaic staff. Mas nem chegaram a fazer isso de verdade nos jogos.

Grey Knights ~3990pts
Malifaux - The Arcanists

ismael
Sergeant

Postby matgc » 30 Jan 2013, 13:32

Em geral, os henchemen não parecem valer a pena mesmo para combate. Eles são bem baratos, porém, então é uma boa opção usá-los dentro dos rhinos para pegar objetivos no fim do jogo (já que você tem Coteaz), ao invés de manter marines caros parados ali dentro, sem fazer nada.

Os henchmen que valem a pena para combate são os servitors com plasma cannons. São muito baratos, compram plasma cannon barato, e seu BS 3 não é muito pior do que o BS 4 de um marine em se tratando de arma blast. Entretanto, são relativamente frágeis, como qualquer servitor...

Não aconselho a usar TL Plama + Las nos razorbacks. Seu poder de fogo vai ter alcance bem reduzido, e quando você erra um tiro de S9 AP2, um twinlinked faz uma falta... :roll:

Ponha servitors com plasma cannon para cuidar da infantaria pesada do inimigo. Tem melhor alcance do que as plasma guns que você colocaria nos razorbacks e maior potencial de hits. Uma defense line, ou ruína, seria um bom lugar para fazer deploy deles. Talvez dentro de um rhino, onde 2 deles poderiam usar o fire point para atirar os blasts todo turno, enquanto se protegem do fogo direto inimigo.
Mestre de Frotas do Tropas Polares

myevergrowingfleets.blogspot.com.br
matgc
Veteran Sergeant

Postby Tavitin » 30 Jan 2013, 22:07

Eu prefiro Las/Plas do que TL Las :p
Quando 30 termies estiverem proximos de você, os 2 tiros a mais fazem bastante diferença! Sem contar que (com las/plas) você está mais seguro quando acontece um WEAPON DESTROYED.
Mas cada um é cada um.

A ideia do Mat de colocar Terminators, Plasma Cannon Servitors, ou Dreadknight acabam caindo no meu conselho de colocar uma coisa "Tchanam" no army, então todos são bons conselhos overall.

Quer ver uma ideia interessante? Não usar o Coteaz e sim 2 inquisitores Xenos e usar henchmen como Elite da seguinte maneira:

2x Ordo Xenos Inquisitor com Conversion Beamer e Mastery Level 1 (usando Primaris do Divination)

2x Henchmen squad de 3x Servitors com Plasma Cannon e outros henchmens a gosto.

Coloque um inquisitor em cada squad e faça o deploy deles bem separados um do outro, o maximo possível.
isso te dá alcance e um poder de fogo a distancia bem razoavel anti marine/MCs

Qq acharam?
Matador de Demônios e Abridor de Land Raiders
"To table the noobs, se them rage before you, then hear the lamentations on the Forums"
1º Lugar no Campeonato Polar categoria Individual
1º Lugar no Campeonato Da Fork of Mork 2011

Image
Tavitin
Sergeant

Postby ismael » 31 Jan 2013, 00:07

Eu achei todas as dicas muito legais, mas falta pontos para juntar tudo em uma mesma lista.

Fiz uma aqui agora e saiu mais ou menos isto aqui.

2000 Pts - Grey Knights Roster

Total Roster Cost: 1994

HQ: Ordo Xenos Inquisitor (1#, 109 pts)
1 Ordo Xenos Inquisitor, 109 pts = (base cost 25 + Servo-skulls x3 9 + Upgrade to Psyker 30) + Conversion Beamer x1 45

HQ: Ordo Xenos Inquisitor (1#, 109 pts)
1 Ordo Xenos Inquisitor, 109 pts = (base cost 25 + Servo-skulls x3 9 + Upgrade to Psyker 30) + Conversion Beamer x1 45

: Inquisitorial Henchmen Warband (7#, 143 pts)
1 Inquisitorial Henchmen Warband, 0 pts
3 Inquisitorial Servitor, 60 pts = 3 * 20 (base cost 10 + Plasma Cannon 10)
3 Warrior Acolyte, 12 pts = 3 * 4
1 Inquisitorial Chimera, 71 pts = (base cost 55 + Dozer Blade 5 + Hunter-killer Missile 10 + Searchlight 1)

: Inquisitorial Henchmen Warband (7#, 143 pts)
1 Inquisitorial Henchmen Warband, 0 pts
3 Inquisitorial Servitor, 60 pts = 3 * 20 (base cost 10 + Plasma Cannon 10)
3 Warrior Acolyte, 12 pts = 3 * 4
1 Inquisitorial Chimera, 71 pts = (base cost 55 + Dozer Blade 5 + Hunter-killer Missile 10 + Searchlight 1)

Troops: Grey Knight Terminator Squad (5#, 245 pts)
1 Grey Knight Terminator Squad, 20 pts + Psybolt Ammunition 20
1 Terminator Justicar, 40 pts
3 Terminators, 120 pts = 3 * 40
1 Terminator, 65 pts = (base cost 40 + Psycannon 25)

Troops: Grey Knight Strike Squad (11#, 356 pts)
1 Grey Knight Strike Squad, 0 pts
1 Justicar, 30 pts = (base cost 20 + Nemesis Daemonhammer 10)
7 Grey Knights, 175 pts = 7 * 25 (base cost 20 + Nemesis Force Halberd 5)
2 Grey Knights, 60 pts = 2 * 30 (base cost 20 + Psycannon 10)
1 Razorback, 91 pts = (base cost 45 + Hunter-killer Missile 10 + Searchlight 1) + Lascannon and TL Plasmagun 35

Troops: Grey Knight Strike Squad (6#, 226 pts)
3 Grey Knights, 75 pts = 3 * 25 (base cost 20 + Nemesis Force Halberd 5)
1 Grey Knight, 30 pts = (base cost 20 + Psycannon 10)
1 Razorback, 91 pts = (base cost 45 + Hunter-killer Missile 10 + Searchlight 1) + Lascannon and TL Plasmagun 35

Troops: Grey Knight Strike Squad (6#, 231 pts)
3 Grey Knights, 75 pts = 3 * 25 (base cost 20 + Nemesis Force Halberd 5)
1 Grey Knight, 30 pts = (base cost 20 + Psycannon 10)
1 Razorback, 96 pts = (base cost 45 + Dozer Blade 5 + Hunter-killer Missile 10 + Searchlight 1) + Lascannon and TL Plasmagun 35

Heavy Support: Nemesis Dreadknight (1#, 160 pts)
1 Nemesis Dreadknight, 160 pts = (base cost 130 + Heavy Incinerator 30)

Heavy Support: Dreadnought (1#, 136 pts)
1 Dreadnought, 136 pts = (base cost 115 + Psybolt Ammunition 5 + Searchlight 1 + Twin-Linked Autocannon 10 + Twin-Linked Autocannon 5)

Heavy Support: Dreadnought (1#, 136 pts)
1 Dreadnought, 136 pts = (base cost 115 + Psybolt Ammunition 5 + Searchlight 1 + Twin-Linked Autocannon 10 + Twin-Linked Autocannon 5)

Mas, aí faltaram pontos, fiquei sem flyers e sem ter com o que lidar com flyers. O que comeu meus pontos aí foram os GK Strike squads. Talvez diminuir eles, menos squads deles e substituir por coisas mais baratas.

Gostei bastante do ordos xenos mesmo, fica bem legal, bastante tiros. Também pensei em não usar essas chimeras (não tenho nenhuma mais também) e deixar com Razorbacks Las/Plas. Entre o TL Lascannom e o LasPlas eu vou ter que testar, pois realmente não sei. Gosto do volume/opção de ter 2 armas, mas gosto também da segurança do Twin Linked.

O que acharam?

Valeu

Grey Knights ~3990pts
Malifaux - The Arcanists

ismael
Sergeant

Next